O vereador Danilo Augusto Branco (Podemos), do município de Lidianópolis, é um dos seis vereadores selecionados no Paraná para participar de um programa de intercâmbio legislativo, coordenado pela Câmara dos Deputados, em Brasília.
A primeira edição do Prolegis, ocorrerá entre os dias 12 a 14 de dezembro, e deve reunir 100 vereadores de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Além de Danilo, também foram selecionados vereadores das cidades de Cambira, Guaraqueçaba, Curitiba, Assis Chateaubriand e Jataizinho.
O Programa de Interação Legislativa (Prolegis) é um instrumento de aproximação entre a Câmara dos Deputados e as demais casas legislativas, que visa colaborar para o pleno exercício da representação dos legisladores.
A iniciativa busca fomentar o debate sobre questões nacionais e de temas de interesse local, a fim de incrementar a efetividade das normas elaboradas e das políticas públicas aprovadas, bem como o avanço das ações de fiscalização. Seminários, debates, vídeos, publicações e capacitações técnicas são algumas das ações do Prolegis.
O intercâmbio promove uma imersão de curta duração, três dias, para agentes políticos brasileiros, nas dependências da Câmara dos Deputados. Inserida nas competências da Segunda Vice-Presidência, a iniciativa tem como objetivo promover a interação institucional entre a Câmara dos Deputados e os órgãos do Poder Legislativo dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Para o vereador de Lidianópolis, é uma honra participar do programa e representar o município e o Paraná. “Oportunidade única estar nesse programa, vou adquirir novos conhecimentos e experiências para poder ajudar mais nosso município em busca de melhorias”, citou. O vereador está em seu primeiro mandato.