20 C
Jandaia do Sul
quarta-feira - 15 outubro - 2025
HomeBRASILTarifaço sobre parte de exportações brasileiras está entrando em vigor

Tarifaço sobre parte de exportações brasileiras está entrando em vigor

Durante reunião plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o “Conselhão”, realizada na terça-feira (5), no Palácio Itamaraty, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu ao início do “tarifaço” imposto pelos Estados Unidos e fez provocações ao ex-presidente americano Donald Trump. Entre as declarações, Lula afirmou que pretende convidar Trump para a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro.

“Não vou ligar para conversar, mas vou convidar para a COP30. Quero saber o que ele pensa do clima”, disse Lula, em tom irônico.

As tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pela gestão Trump e aplicadas a partir desta quarta-feira (6), afetam diretamente diversos setores da economia nacional, embora cerca de 700 itens tenham sido excluídos da lista original. O governo dos EUA justificou a medida alegando práticas comerciais desleais, com críticas inclusive ao sistema brasileiro de transferências instantâneas, o Pix.

Lula saiu em defesa da tecnologia brasileira, que chamou de “patrimônio nacional”, e provocou:

“Queria que o Trump experimentasse o Pix para ver o que é modernidade”.

O presidente também classificou as tarifas como prejudiciais à democracia, à economia brasileira e aos trabalhadores, e informou que o governo recorrerá à Organização Mundial do Comércio (OMC), além de preparar um plano de mitigação de danos para proteger setores impactados, como o agronegócio e a exportação de frutas.

Lula reafirmou ainda o compromisso com novos acordos internacionais, e disse que pretende assinar o tratado entre o Mercosul e a União Europeia ainda em 2025.

Representantes de sindicatos e do setor produtivo presentes à reunião manifestaram preocupação com o impacto direto do aumento de tarifas nas exportações brasileiras e no emprego.

OUTRAS NOTÍCIAS