19.3 C
Jandaia do Sul
sábado - 15 novembro - 2025
HomeDestaquesRatinho Júnior desponta como principal nome da direita contra Lula em 2026,...

Ratinho Júnior desponta como principal nome da direita contra Lula em 2026, aponta pesquisa Genial/Quaest

O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), vem se consolidando como uma das principais lideranças da direita nacional com potencial para enfrentar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2026. É o que revela a nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (5), que mostra um empate técnico entre os dois em um eventual segundo turno.

Segundo o levantamento, Ratinho Júnior alcançou 38% das intenções de voto, três pontos a mais que na pesquisa de março, contra 40% de Lula. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando empate técnico.

Além de Ratinho, outros nomes do campo da direita também aparecem empatados com o presidente: Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, com 40% contra 41% de Lula; e Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, com 36% contra 40%. Michelle Bolsonaro (PL), ex-primeira-dama, também surge com desempenho competitivo: 39% contra 43% do petista.

No entanto, a pesquisa destaca Ratinho Júnior como o nome mais competitivo entre os pré-candidatos da direita, especialmente se Jair Bolsonaro (PL) não concorrer em 2026. Neste cenário, o governador do Paraná lidera com 11% das intenções de voto, seguido por Pablo Marçal (7%), Ronaldo Caiado (5%), Eduardo Bolsonaro e Eduardo Leite (ambos com 4%) e Romeu Zema (3%).

Outro diferencial apontado pela pesquisa é a baixa rejeição de Ratinho Júnior. Apenas 29% dos entrevistados disseram que não votariam nele de jeito nenhum — o menor índice entre os principais nomes da direita. Em comparação, Eduardo Bolsonaro é rejeitado por 56%, Michelle Bolsonaro por 51%, Eduardo Leite por 31% e Tarcísio de Freitas por 33%.

A pesquisa também indica um cenário de desgaste tanto para Lula quanto para Bolsonaro. Entre os entrevistados, 66% afirmaram que Lula não deveria disputar um novo mandato em 2026. A rejeição à candidatura de Bolsonaro também é alta: 65% acreditam que o ex-presidente não deveria voltar à disputa.

O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 120 municípios entre os dias 29 de maio e 1º de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

OUTRAS NOTÍCIAS