No dia 21 de novembro, em Jandaia do Sul, caminhoneiros que prestam serviços para o Consórcio responsável pela construção do contorno anunciaram o início de uma paralisação. O motorista Adriano, em entrevista ao repórter André Amaral, revelou que há três meses os prestadores de serviço não recebem seus pagamentos, incluindo caminhoneiros terceirizados e as rescisões daqueles que já foram dispensados.
Nossa reportagem buscou contato com o Consórcio, porém, até o momento, não obteve resposta. O Contorno de Jandaia do Sul, localizado na região do Vale do Ivaí, tem seu início logo após o limite com Cambira, estendendo-se pelo norte do município até o trevo rodoviário da BR-376 (acesso para Mandaguari) com a BR-369. A obra possui uma extensão total de seis quilômetros, com pistas duplas em cada sentido, separadas por um canteiro central. Cada faixa de rolamento terá 3,60 metros de largura, enquanto os acostamentos externos contarão com 2,50 metros, além de um espaço lateral de 1,20 metro para dispositivos de drenagem.
A construção também inclui a execução de cinco viadutos na rodovia e obras de contenção. Essa obra significativa é resultado de um acordo judicial entre a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), através do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), e a antiga concessionária de pedágio que administrava a BR-376 na região. Vale ressaltar que a obra não foi realizada durante a vigência dos contratos do antigo Anel de Integração, sendo possível sua conclusão graças a essa medida.
Colaboração Blog do Berimbau