17.9 C
Jandaia do Sul
quinta-feira - 22 maio - 2025
HomeDestaquesO Paraná se prepara para uma onda de frio intensa, com termômetros...

O Paraná se prepara para uma onda de frio intensa, com termômetros próximos de 0ºC.

Junho, mês que marca o início do inverno, vai chegar com temperaturas negativas em várias regiões do Paraná. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) está monitorando a aproximação de uma massa de ar polar que deverá atravessar o Sul do Brasil, com mudanças significativas no clima a partir de 27 de maio.

Até o momento, a menor temperatura registrada em 2025 nas estações do Simepar foi de 4ºC em Palmas, às 7h do dia 29 de abril. Embora várias frentes frias já tenham causado uma queda gradual nas temperaturas, agora o frio virá com maior intensidade, devido à combinação de uma nova frente fria com a chegada da massa de ar polar.

Antes da queda de temperatura, há previsão de pancadas de chuva e temporais localizados, com rajadas de vento em várias regiões do Paraná. A frente fria, que atravessará o estado rapidamente, tem características continentais e provocará uma queda de temperatura abrangente, atingindo todas as regiões paranaenses. De acordo com Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, “na retaguarda dessa frente, uma massa de ar polar avançará, acentuando ainda mais a queda das temperaturas”.

Entre quarta-feira, 28 de maio, e a primeira semana de junho, as manhãs no Paraná começarão a ser geladas, com mínimas próximas a 0ºC e possibilidade de temperaturas negativas no extremo Sul, Centro-Sul e Sudeste do estado. No Norte do Paraná, onde as temperaturas estavam mais altas até o momento, as mínimas devem ficar em torno de 4ºC. Além disso, a combinação de frio intenso e tempo seco aumenta a probabilidade de geada.

O risco de geada é considerado alto, especialmente nas regiões Sul, Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste do Paraná. Na metade Sul do estado, pode ocorrer geada forte. O risco é moderado nas regiões Noroeste e Norte. O Simepar recomenda que todos acompanhem o Alerta Geada no site oficial (www.simepar.br), que oferece informações sobre a intensidade e locais afetados até 72 horas de antecedência. Este serviço é realizado desde 1995 em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR-PR).

O Simepar é responsável por monitorar as condições meteorológicas do estado, utilizando 120 estações meteorológicas automáticas, três radares e cinco sensores de descargas atmosféricas. Os dados coletados são fornecidos a órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, auxiliando nas ações de resposta a situações extremas, como enxurradas, deslizamentos, incêndios e secas.

As previsões do Simepar são atualizadas duas vezes ao dia, oferecendo detalhes sobre chuvas, temperaturas mínimas e máximas, umidade relativa e vento para cada um dos 399 municípios paranaenses. A previsão pode sofrer alterações devido às constantes mudanças no sistema atmosférico. Por isso, é importante acompanhar os boletins diários e as orientações dos meteorologistas, disponíveis nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar.

OUTRAS NOTÍCIAS