Fogo atinge mata que fica entre o Núcleo Habitacional João Paulo e o Residencial Orlando Bacarin; fumaça é vista em toda cidade
O Corpo de Bombeiros de Apucarana foi acionado na tarde desta quarta-feira (23) para combater um incêndio ambiental de grandes proporções na região oeste da cidade. Fotos e vídeos enviados por leitores do TNOnline mostram uma grande “cortina” de fumaça na saída para Maringá.
TEMPORADA DE INCÊNDIOS
O Paraná vive uma “temporada” de incêndios ambientais. Mais de 1,1 mil casos já foram registrados pelo Corpo de Bombeiros no Paraná em julho. A mais de uma semana do fim do mês, o número já é quase igual ao registrado no mesmo período do ano passado (1.187).
Em junho, o Estado somou outras 1.666 ocorrências. O inverno é propício para os incêndios, por conta do clima seco e da falta de chuva. A temporada de incêndios vai até setembro, segundo o Corpo de Bombeiros, que alerta para os riscos neste período. Mais de 90% dos casos são de ação humana, como queimadas não autorizadas ou bitucas de cigarro na vegetação.
FALTA DE CHUVA
Em Apucarana, segundo o Simepar, em 22 de junho, choveu 12,4 mm. No dia 23 teve garoa, nos dias 26 e 27 do mesmo mês choveu menos de 3 mm, e o último registro de chuva na cidade foi novamente de garoa, em 7 de julho. Em todo o mês de junho choveu 95,4 mm e a média histórica é de 81,7 mm. Em julho a média de chuvas é de 74 mm, mas até o momento choveu apenas 1,2 mm.