À noite, haverá a cerimônia de entrega do jaleco aos alunos e uma homenagem ao médico Seizi Kawano
Nesta quarta-feira (07), a Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec) de Ivaiporã realizou a aula inaugural da primeira turma do curso de Medicina. O evento aconteceu no anfiteatro da instituição, marcando um momento histórico para a região.
O curso de Medicina da Fatec Ivaiporã será em período integral, com aulas de manhã, à tarde e, eventualmente, aos sábados. Autorizado pelo MEC com nota 5, a nota máxima, o curso combina um projeto pedagógico inovador, infraestrutura de alta qualidade, professores titulados e ensino prático desde o primeiro período.
Bruno Maschio, coordenador do curso, expressou sua satisfação com o início das atividades. “Este é um projeto que sonhamos por anos e que agora se concretiza. Apresentamos aos futuros médico a essência da nossa instituição, o projeto pedagógico e a estrutura do curso. Enfatizamos a importância da competência, integridade e responsabilidade na carreira médica. Nosso objetivo é formar profissionais que não apenas entendam a medicina, mas que também desenvolvam uma compreensão empática e humana, beneficiando a comunidade”.
Segundo Fábio Costa, mantenedor e diretor geral da Fatec, a criação do curso de Medicina representa um avanço significativo para a educação superior na região. “É um marco não só para a Fatec, mas para toda a comunidade”, afirmou. Ele destacou que a presença do curso também traz desenvolvimento social e econômico para a região.
A Fatec começou a trabalhar na implantação do curso em 2019 e, após enfrentar diversos desafios, conseguiu a autorização definitiva em 2024. “É algo que Ivaiporã e toda a região conquistaram. Vai fazer muita diferença e eu fico muito feliz”, disse Fábio.
Nesta noite, haverá a cerimônia de entrega do jaleco aos alunos e uma homenagem ao médico Seizi Kawano, diretor administrativo do Instituto de Saúde Bom Jesus de Ivaiporã. “Ele foi um dos pioneiros na área da saúde da cidade, montou toda a estrutura e hoje a cidade é uma referência. Muito se deve ao trabalho dele”, concluiu Fábio.
A cerimônia de entrega do jaleco contará com a presença dos pais dos alunos e será uma festa comemorativa para marcar este importante momento para a Fatec e para a comunidade.