O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), assinou nesta semana o contrato para as obras de restauração em pavimento rígido de concreto nas rodovias PRC-487 e PR-460, entre os municípios de Nova Tebas e Pitanga, na região central do Estado.
O investimento previsto é de R$ 267,8 milhões, com prazo de execução de 810 dias (27 meses). A intervenção contempla um trecho de 51,52 quilômetros, com início na ponte sobre o Rio Muquilão, no limite entre Nova Tebas e Iretama, seguindo pela PRC-487 até o entroncamento com a PR-460, no acesso a Manoel Ribas. A partir deste ponto, as obras continuam pela PR-460 até o perímetro urbano de Pitanga.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, o projeto integra um conjunto de obras estratégicas que somam aproximadamente R$ 2 bilhões em investimentos na região central do Estado.
“Já temos contratos assinados para duplicações em concreto entre Guarapuava e Pitanga e, agora, avançamos na ligação de Pitanga com as regiões Noroeste e Norte. Essas obras vão transformar a infraestrutura e a economia da região”, afirmou o secretário.
A restauração será feita com a técnica de whitetopping, que utiliza o pavimento asfáltico existente como base para aplicação de placas de concreto. O novo piso oferece maior durabilidade, com vida útil estimada em 20 anos. A obra também prevê a implantação de terceiras faixas em pontos críticos, acostamentos de concreto com 2 metros de largura (ou 1,2 metro onde houver faixa adicional), além de melhorias geométricas em curvas e correções de faixas adicionais mal posicionadas.
Entre os destaques do projeto estão:
-
Construção de um viaduto no entroncamento das rodovias, acesso a Manoel Ribas;
-
Duas rótulas alongadas fechadas, nos acessos a Nova Tebas e ao distrito de Catuporanga;
-
Nova iluminação viária nas principais interseções;
-
Melhorias em quatro pontes existentes;
-
Implantação de novo sistema de drenagem, sinalização e dispositivos de segurança.
O diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, destacou os resultados positivos da restauração em concreto nas rodovias estaduais:
“Essa tecnologia tem proporcionado excelentes resultados em termos de trafegabilidade e segurança. Em breve, lançaremos a restauração entre Pitanga e Manoel Ribas, e o edital do trecho entre Manoel Ribas e Lidianópolis”, declarou.
Por se tratar de uma contratação semi-integrada, os primeiros quatro meses do contrato serão destinados aos estudos e à elaboração do projeto executivo de engenharia. Os 23 meses seguintes serão voltados à execução das obras.