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sábado - 28 junho - 2025
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DER/PR apresenta projeto de restauração e ampliação da PRC-466 em audiência pública

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta semana uma audiência pública para apresentar o projeto de restauração e ampliação da PRC-466, entre Porto Ubá, em Lidianópolis, e a subestação de Furnas, em Manoel Ribas, na região central do Estado. O trecho em questão tem 51,86 quilômetros de extensão e abrange também os municípios de Jardim Alegre, Ivaiporã e Ariranha do Ivaí, no Vale do Ivaí.

A principal intervenção prevista é a aplicação da técnica de whitetopping, que consiste na restauração do pavimento asfáltico existente, utilizando-o como base para uma nova camada de concreto. Essa solução garante maior durabilidade, com vida útil estimada em 30 anos.

Além da restauração, o projeto inclui a ampliação da capacidade de tráfego. Estão previstos 15,9 quilômetros de duplicação, que começam antes do entroncamento com a PR-082 e seguem até cerca de 3,7 km após o segundo acesso a Ivaiporã, próximo ao Centro de Distribuição da Comercial Ivaiporã. Em trechos onde não haverá duplicação, serão implantadas terceiras faixas em pontos críticos, somando 17,1 quilômetros.

Todas as pistas novas serão construídas com pavimento rígido de concreto. As faixas de tráfego terão 3,6 metros de largura, com acostamentos externos de 2,5 metros nos trechos de pista simples e dupla. Nas terceiras faixas, será mantida uma faixa de segurança de 1 metro de largura, sem acostamentos.

O projeto também prevê a construção de seis novos viadutos, distribuídos da seguinte forma:

  • Um em Lidianópolis, substituindo a atual rotatória com a Rua Mato Grosso;

  • Um no entroncamento com a PR-082, acesso para Lunardelli;

  • Dois em Jardim Alegre, nos entroncamentos com a Avenida Mattos Leão;

  • Dois em Ivaiporã, nos entroncamentos com a PR-846 e com a Avenida Ladislao Gil Fernandes.

Outro destaque é o alargamento da ponte sobre o Rio Ivaí, no limite entre Lidianópolis e Cruzmaltina, próxima a Porto Ubá. A estrutura, com 289,6 metros de extensão, receberá acostamentos e passeios para pedestres, separados por novas barreiras de concreto.

Também estão previstas novas rotatórias, retornos em nível, vias marginais em perímetros urbanos, além de diversas outras melhorias para ampliar a segurança e a capacidade da rodovia.

A audiência pública foi realizada no auditório do DER/PR, em Curitiba, e transmitida ao vivo pelo YouTube. O evento contou com ampla participação de moradores dos municípios impactados, que apresentaram questionamentos e sugestões. Todas as manifestações serão respondidas e disponibilizadas no portal do DER/PR.

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