6.3 C
Jandaia do Sul
quinta-feira - 29 maio - 2025
HomeDestaquesDepen apresenta possibilidade de construção de penitenciaria industrial em Faxinal

Depen apresenta possibilidade de construção de penitenciaria industrial em Faxinal

Na última segunda-feira, dia 26, representantes do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPEN-PR) se reuniram com gestores municipais de Faxinal para debater a viabilidade da construção de uma penitenciária industrial no município. O encontro foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença do prefeito Hermes Santa Rosa, do vice-prefeito Rubens Kaplun, além de vereadores, Fernando Decarle Campos, presidente da Câmara; Paulinho Portela; Josinei Ribeiro, Carlos Francisco da Silva, o Carlinhos Manco e Felipe Milani, entre outros membros da comunidade local.

A reunião ainda teve a participação do delegado da Polícia Civil de Faxinal, Ricardo Augusto de Oliveira Mendes; do chefe regional das cadeias públicas do DEPEN, Nilton César Santos Garcia; e do gestor da cadeia pública local, Vanderlei Jordão. O principal ponto abordado foi a proposta de edificar uma “Penitenciária Industrial” em uma área distante da cidade.

As penitenciárias industriais, também conhecidas como colônias industriais prisionais, são estabelecimentos que oferecem aos detentos oportunidades de trabalho e qualificação profissional, especialmente aos que se encontram em regimes semiaberto e aberto, visando facilitar sua reintegração à sociedade.

Nilton Garcia, durante a reunião, ressaltou que a criação da Polícia Penal no Paraná, iniciada pelo governador Ratinho Júnior em 2021, foi uma importante medida para desafogar a Polícia Civil, transferindo a custódia dos presos para o DEPEN. Garcia comentou: “Foi uma grande correção, tirando as carceragens da Polícia Civil, que não é o papel deles estar custeando presos. O serviço deles é outro”. Ele também aproveitou a oportunidade para fazer um balanço da atuação do DEPEN e esclarecer o funcionamento e as vantagens das penitenciárias industriais.

O prefeito Hermes Santa Rosa expressou sua abertura à proposta, afirmando que embora a iniciativa seja bem recebida, ela será objeto de novas discussões com autoridades e com a comunidade faxinalense nos próximos encontros. A expectativa agora fica por conta das deliberações futuras sobre essa importante pauta que pode impactar o município.

Além das autoridades locais, participaram do encontro os seguintes representantes religiosos: o padre Adventino Alves de Oliveira, da Matriz São Sebastião; o padre Rafael Rabelo, da Paróquia Mãe da Unidade; o pastor presidente da Assembleia de Deus, Cleber Miranda; pastor da Igreja Renovada, Luiz Cláudio de Campos; pastor Matheus e pastor Carlos; o predidente da Associação Comercial e Empresarial de Faxinal, Carlos Luis Heinemann, presidente do Sindicato Rural de Faxinal, Alfredo Alves Miguel Júnior, presidente do Conseg de Faxinal, Roberto Durão e secretários municipais.

OUTRAS NOTÍCIAS