Localizada em Cambira, a Venda Guarantã se tornou um sucesso na internet após visita do apresentador Ratinho e do governador Ratinho Jr
Em Cambira, no Norte do Paraná, um estabelecimento comercial chama atenção por representar em sua essência uma verdadeira volta ao passado. A venda Guarantã é um comércio que se assemelha a um museu por possuir objetos, móveis e produtos que eram muito comuns de se encontrar décadas passadas nas tradicionais vendas que ficavam em áreas urbanas ou rurais.
O dono da venda é o dentista e professor Alexandre Ricci Neto, mais conhecido como “Véio da Venda”, 54 anos. O “Véio da Venda” é um personagem criado por Alexandre, que ele praticamente vive o tempo todo.
“O Alexandre morreu e agora nasceu o Véio da Venda. Eu era dentista, daí me cansei de tirar os dentes das pessoas e resolvi abrir uma venda”, brinca.
No ramo da odontologia, ele foi um profissional conceituado, como cirurgião dentista e também como empreendedor. Formado também em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), ele também deu aulas.
“Trabalhei como dentista por 20 anos, dei aulas de Filosofia por mais 10 anos. Mas, eu quis sair do sistema”, explica.
O dentista também foi um dos pioneiros na pesquisa e extração de células-tronco no Norte do Paraná. Ele também chegou a ter várias clínicas.
“Cheguei a ter cinco clínicas de odontologia ao mesmo tempo. Faturava bastante dinheiro, mas vivia preso a isso, ao sistema, pois eu precisava gastar tudo que ganhava para manter o padrão elevado de vida”, lembra.
Cansado de uma vida que todos considerariam bem sucedida, ele decidiu que quando completasse 50 anos iria viver um velho sonho: abrir uma venda tradicional na área urbana de Cambira.
“Quando completei 50 anos, eu larguei tudo. Foi quando eu decidi viver com a minha carroça, bebendo água na moringa”, explica, com bom humor.
A Venda Guarantã