Apucarana deve ganhar novos quatro colégios Cívico-Militares O resultado da consulta pública realizada no município, entre terça e quarta-feira (28 e 29), aponta que a comunidade escolar decidiu pela implantação do modelo nas instituições de ensino: Alberto Santos Dumont, José de Anchieta, Osmar Guaracy Freire e Polivalente.
No Colégio Santos Dumont, foram 416 fotos, sendo que 84,4% da comunidade decidiu pelo modelo cívico-militar. 598 pessoas participaram da consulta no Anchieta que teve 75,6% dos votos favoráveis.
No Polivalente, 855 pessoas votaram e 54% das pessoas votaram para a implantação do modelo, e o Osmar Guaracy recebeu a participação de 325 pessoas, sendo que 87% delas escolheram também o modelo cívico-militar.
Cambira também vai implantar o modelo cívico-militar e o Colégio Irondi Mantovani Pugliesi de Arapongas também vai aderir ao modelo.
Ivaiporã também disse sim ao modelo cívico-militar.
O Governo do Paraná iniciou na terça-feira (28) a consulta pública sobre o modelo cívico-militar em 127 colégios estaduais de 56 cidades do estado
O resultado da consulta está previsto para ser divulgado em 5 de dezembro, segundo a Seed.
De acordo com a Seed, o modelo cívico-militar combina elementos da gestão civil com a presença de militares da reserva inativos na administração e na rotina escolar.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato), que representa os professores estaduais, é contra o modelo é diz que não existem provas de que o ensino cívico-militar seja efetivo.
Atualmente o Paraná tem 194 colégios com a modalidade.