30.3 C
Jandaia do Sul
domingo - 24 novembro - 2024
HomeDestaquesAmuvi decide lançar campanha de prevenção à dengue na região

Amuvi decide lançar campanha de prevenção à dengue na região

Em reunião virtual realizada nesta terça-feira, prefeitos manifestaram preocupação com a doença

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) realizou nesta terça-feira uma reunião, por videoconferência, com a participação de vários prefeitos para tratar da dengue, um problema de saúde pública considerado comum em todas as cidades da região. O encontro, em regime de urgência, foi convocado pelo presidente da associação, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, diante do avanço dos casos de dengue no Vale.

Na oportunidade foi definido o lançamento de uma campanha em conjunto com todas as 26 prefeituras que compõem a Amuvi, visando conscientizar os moradores do Vale do Ivaí sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, bem como de participarem ativamente das ações de combate à doença desenvolvidas em seus municípios. A campanha será veiculada nas mídias sociais, rádios, televisão e jornais com abrangência em cada cidade da associação.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana, que tem uma abrangência de 17 municípios, sendo 15 do Vale do Ivaí, concentra atualmente o maior número de casos de dengue do Estado. Segundo o último boletim divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) são 2.592 casos confirmados e quatro municípios em situação de epidemia: Apucarana, Jandaia do Sul, Borrazópolis e Kaloré. Já a 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, que atende 11 cidades do Vale do Ivaí e mais cinco da região central do Estado, tem 969 casos registrados.

“A dengue é uma preocupação de todos os municípios da Amuvi e precisamos enfrentar essa doença juntos. Todos os prefeitos e prefeitas estão empenhados no combate ao mosquito Aedes aegypti”, citou Lauro Junior.

“O alerta visa deixar claro que o problema da dengue atinge toda a microrregião da Amuvi. São cidades muito próximas geograficamente e a situação de saúde pública afeta todas”, disse o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD).

Os prefeitos ressaltaram que o atual quadro da dengue é consequência da onda de calor e chuva acima da média em 2023, um ano apontado como o mais quente da história. Para vários prefeitos, foram combinações de fatores que acabaram proporcionando um ambiente favorável à proliferação do mosquito da dengue.

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), destacou a importância de envolver profissionais da saúde na campanha.

A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (União Brasil), mencionou que a vacina vai ser uma grande aliada no combate à dengue, mas até lá os municípios terão que intensificar campanhas que sensibilizem a população a fazer sua parte no enfrentamento da doença. Os prefeitos de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), e de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania), ressaltaram a importância de fazer uma mobilização integrada, a exemplo da campanha de conscientização aprovada na reunião.

OUTRAS NOTÍCIAS