Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos
Vinte e seis municípios do Paraná estão em alerta vermelho para o risco de tempestades nesta quinta-feira (24), segundo comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As cidades estão nas regiões sudoeste e centro-sul do Paraná. Na região de Apucarana, a instabilidade registrada durante a madrugada – quando choveu cerca de 20 mm, segundo dados da estação meteorológica da cidade – deve prosseguir.
Segundo o Inmet, ventos superiores a 100 km/h, queda de granizo e chuva de até 60 milímetros por hora ou 100 mm por dia pode ser registrados nessas 26 cidades até as 17 horas.
Por conta do temporal, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, alerta o Instituto.
Esse cenário é reflexo do ciclone extratropical que deve se formar nesta quinta-feira, entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
Segundo previsão do Simepar, a manhã será de tempo mais instável na faixa norte do Paraná. “Pancadas de chuva e trovoadas ocorrem entre os municípios do Noroeste, Norte Novo, Norte e do Norte Pioneiro. Também chove, mas, de forma bem mais localizada, em outras áreas do estado”, diz o Simepar.
Cidades com alertas para tempestades no Paraná:
- Ampére
- Barracão
- Bela Vista da Caroba
- Bom Jesus do Sul
- Bom Sucesso do Sul
- Clevelândia
- Enéas Marques
- Flor da Serra do Sul
- Francisco Beltrão
- Manfrinópolis
- Mariópolis
- Marmeleiro
- Nova Esperança do Sudoeste
- Pato Branco
- Pérola d’Oeste
- Pinhal de São Bento
- Planalto
- Pranchita
- Realeza
- Renascença
- Salgado Filho
- Salto do Lontra
- Santa Izabel do Oeste
- Santo Antônio do Sudoeste
- Verê
- Vitorino