Dos 29 municípios da região, em oito nenhuma mulher foi eleita; veja lista
Trinta e três mulheres foram eleitas para as Câmaras Municipais de Vereadores da região no último domingo (06), e que equivale a 12,2% das 269 vagas. Dos 29 municípios da região, em oito nenhuma mulher foi eleita vereadora.
Entre os municípios onde nenhuma mulher ganhou uma vaga no Legislativo está um dos maiores colégios eleitorais da região: Ivaiporã, que elegeu duas vereadoras em 2020 e ganhou uma terceira, que assumiu mandato após renúncia de colega do partido. Das três, a vereadora Gertrudes Bernardy (PSD) concorreu como vice-prefeita e Sandra do Cafezinho e Joseane não se reelegeram.
Também não foram eleitas mulheres em Ariranha do Ivaí, Mauá da Serra, São Pedro do Ivaí, Rosário do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia e Sabáudia. Neste último município as mulheres também perderam espaço. No pleito anterior, três das nove cadeiras da Câmara haviam sido conquistadas por candidatas.
Em Apucarana, a participação feminina se manteve. A atual legislatura tem uma vereadora, a professora Jossuela Pirelli (Solidariedade), que não se reelegeu, mas a ‘cadeira feminina’ foi ocupada por Eliana Rocha (Solidariedade).
De outro lado, em Arapongas, segundo maior colégio eleitoral da região, as mulheres avançaram e conquistaram três das 15 cadeiras, elegendo Simone Sponton (PSD) e reelegendo Marilsa Staub (PDT) e Meiry Farias (PDT).
Percentualmente, entretanto, o município com maior representatividade feminina no ano que vem será Novo Itacolomi. Das nove cadeiras, três – um terço das vagas – será ocupada por mulheres. Foram eleitas Marcia do Vanil (PL), Thais Enfermeira (MDB) e Marli Munhoz (União).
Em outros sete municípios: Arapuã, Bom Sucesso, Grandes Rios, Jardim Alegre, Kaloré, Lunardelli e Marilândia do Sul, duas vereadoras foram eleitas.
Entre as eleitas, três mulheres foram as mais votadas de seus municípios: Elaine Enfermeira (PSD), em Lunardelli; Luciana Maia (União), em Lidianópolis, e Neia Knup (União), em São João do Ivaí.
Dez partidos elegeram mulheres na região e o União Brasil é que somou mais vereadoras, elegendo 10 mulheres. O MDB aparece em segundo, com sete eleitas. O PSD e PP elegeram quatro mulheres cada e o PL fez três vereadoras. Republicanos, PDT, Solidariedade, Avante e PSDB garantiram uma cadeira feminina.