Faixas, agentes de endemias, profissionais de saúde, fanfarra municipal, um ‘mosquito da dengue gigante’ e alunos do Colégio Estadual Padre Ângelo Casagrande. Todos em passeata pelas ruas de Marilândia do Sul para chamar a atenção da comunidade.
A ação, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (1/3), faz parte da mobilização proposta pela Secretaria de Estado da Saúde, para combater a dengue.
O Dia D de combate ao mosquito acontece neste sábado (2) em todo Paraná, com ações que vão focar na prevenção e eliminação dos focos de Aedes aegypti. A saúde de Marilândia se adiantou e nesta sexta já movimentou o município.
A passeata também contou com a presença do supervisor dos municípios da 16ª Regional de Saúde, Daniel Rodrigues e também do biólogo residente Matheus.
Depois da passeata pelas ruas do município, os agentes de endemias realizaram uma palestra no colégio. “Em alusão ao dia D, realizamos essa ação em Marilândia, para chamar a atenção dos moradores para os cuidados, todos nós temos que fazer a nossa parte, os casos estão aumentando e precisamos nos unir para eliminar os criadouros do mosquito, que na maioria dos casos estão nos quintais das residências. Contamos com a colaboração de todos”, destaca o coordenador de endemias Wiliam Barbosa.
O coordenador agradeceu a presença e apoio de todos os envolvidos na passeata. “Agradeço a gestão municipal, a toda equipe da secretaria de Saúde, por todo apoio em nosso trabalho. Agradeço o empenho dos nossos agentes de endemias, que estão trabalhando duro. Agradeço ao Matheus e Daniel da Regional de Saúde, ao diretor do colégio, Ivonei Gomes, aos alunos do ensino médio e curso técnico de Agro, agradeço também a maestrina da fanfarra Sílvia Vilarinho e todos os integrantes que abrilhantaram nosso evento. Marilândia do Sul em união contra o mosquito”, finaliza William.