Nesta época do ano, consultas médicas registram aumento significativo em virtude das viroses
O médico pediatra Luiz Carlos Busnardo, que atende na Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana, no norte do Paraná, alertou os pais sobre os cuidados com a saúde das crianças com a volta às aulas. Segundo o especialista, esta época do ano costuma registrar aumento significativo de consultas médicas no sistema de saúde em virtude das viroses.
De acordo com Busnardo, é importante manter a higiene corporal com a lavagem das mãos com água e sabão e do nariz com soro fisiológico. A alimentação também é um fator importante para reforçar a imunidade das crianças que devem consumir frutas, verduras e muita água. O médico também pede atenção às vacinas que devem estar em dia.
“Caso a criança fique doente é muito importante seguir rigorosamente a medicação proposta pelo médico que a atendeu. E claro, se essa criança não está bem, evitar de ir à escola onde ela vai contaminar outras crianças e corre risco de pegar outra infecção”, alerta o pediatra que atende no Centro de Saúde Infantil Sonho de Criança.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Emídio Bachiega, no ano passado Apucarana registrou aumento de 65% no atendimentos médicos de crianças no período da volta às aulas. “A gente notou que neste período de volta às aulas tivemos uma procura maior nos atendimentos no centro infantil e porque com o retorno das aulas o surgimento de doenças respiratórias e contagiosas entre as crianças é maior pelo contato que elas vão ter com um número maior de crianças”, reiterou.
DENGUE
Apucarana também enfrenta uma epidemia de dengue com mais de 5 mil casos da doença e duas mortes confirmadas. Diante deste cenário preocupante, o médico também orienta os pais a passarem repelente em seus filhos como forma de prevenção. “A dengue é muito importante ser prevenida. Pode e deve usar repelente de insetos”, reitera.