Boletim semanal da dengue divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou uma preocupante situação de epidemia da doença em dois municípios da nossa região. Borrazópolis e Jandaia do Sul.
Em Jandaia a 16ª Regional de Saúde (RS) registrou um aumento significativo, com 46 novos casos da doença, totalizando 182 confirmações no período epidemiológico iniciado em agosto. Isso representa um aumento de 34% em relação à semana anterior, que contabilizava 136 casos confirmados.
Já em Borrazópolis, a situação é crítica, com 19 confirmações e um índice alarmante de 302,07 casos para cada 100 mil habitantes, ultrapassando o limiar que caracteriza um quadro epidêmico (300/100 mil).
Em Jandaia do Sul, são 75 casos confirmados, com um índice de 333,63 casos por 100 mil habitantes.
Borrazópolis e Jandaia do Sul são os primeiros municípios da área da 16ª RS a entrar em situação de epidemia neste ciclo epidemiológico.
Dos 17 municípios da região, nove já registraram casos de dengue, incluindo Apucarana, Arapongas, Bom Sucesso, Faxinal, Marilândia do Sul, Sabáudia e São Pedro do Ivaí. A preocupação com a disseminação da doença destaca a importância de ações preventivas e de conscientização da população.